No Brasil são cometidos todos os anos 822 mil estupros, uma média de dois casos por minuto, fora os que não são denunciados.
Setenta por cento das vítimas são crianças e adolescentes.
Os números fazem parte de um estudo do Instituto de Pesquisas Economicamente Aplicadas, o IPEA, tendo como base 2019.
Impressionado e indignado com esse cenário, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), propôs a castração química para os condenados por estupro.
A proposta de Coronel está no relatório de autoria dele, que será apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para o Projeto de Lei que trata do assunto.
De acordo com o senador, a castração química servirá como alternativa à prisão do condenado.
“Ao ser preso, quando estiver defronte ao juiz, o juiz vai inquiri-lo: o senhor prefere ser preso ou receber uma injeção de hormônio (castração química) e ficar em liberdade?”.
Coronel acha que, dessa forma, o país conseguirá acabar com os estupradores.
Para embasar sua opinião, o parlamentar baiano cita números do estado da Califórnia (EUA), onde a castração química é adotada. Lá, segundo ele, o número de casos de estupro caiu para menos de um por cento.
O método também é utilizado em mais seis países: Canadá, Coreia do Sul, Áustria, Rússia, Suécia e Dinamarca e considerado opção em países na Inglaterra, França e Itália
Para que a alternativa da castração química seja oferecida ao criminoso, Coronel explica que ele passará por uma avaliação de uma junta médica, que incluirá psiquiatra.
Esses médicos proporão a injeção (sem dor).
Se o criminoso não quiser, cumprirá a pena na cadeia.
Mas Coronel acha que o estuprador aceitará ser castrado quimicamente.
“Existem muitos comentários que quando o estuprador é preso, ele é estuprado na própria cadeia, isso quando não é morto. Nesse caso, eu acho que ele vai pensar duas vezes.”
O senador reconhece que a medida é polêmica, mas lembrou que o projeto original propunha a castração física.
O coronel acredita que a proposta terá o apoio ao menos de quem já passou pela situação.
Entenda melhor a proposta de Angelo Coronel sobre castração química
Você precisa fazer login para comentar.