O sistema de oferta de energia elétrica do Povoado de Sítio, no município de Riachão das Neves, Oeste baiano, deverá ser ampliado para melhor atender à população da cidade, estimada em cerca de 22 mil habitantes, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Solicitação nesse sentido foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD), ao governador Rui Costa, na tarde desta terça-feira 26. Na indicação, o parlamentar ressalta que as boas condições de infraestrutura da região farão com que o crescimento do serviço se configure num relevante vetor de incremento socioeconômico regional.
O chefe do Legislativo baiano destaca ainda, no documento, a forte vocação para a agroindústria da região Oeste do Estado, através da pecuária e produção de grãos, como soja, milho, sorgo, “além de outras atividades que possuem alto valor agregado à economia da cidade”, a exemplo do algodão.
O município de Riachão das Neves integra o Território de Identidade Bacia do Rio Grande, juntamente com as cidades de Angical, Barreiras, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley, sendo uma das regiões mais prósperas economicamente da Bahia.
Deputado Angelo Coronel vale-se também de dados do IBGE para reafirmar a dimensão econômica de Riachão das Neves. Conforme o instituto, o município apresentou um PIB – Produto Interno Bruto -, em 2013 da ordem de R$ 40 bilhões/ano, tornando-se um dos grandes expoentes econômicos baianos, ao lado de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, dentre outros da região Oeste.
Como forma de facilitar a ampliação da energia elétrica, o pedido do presidente da Alba ao Governo da Bahia já havia sido protocolado junto à Coelba, através do Programa Luz para Todos. “Esta indicação visa oferecer às famílias trabalhadoras do Povoado de Sítio condições mais adequadas para buscar melhores condições de vida, viabilizando a produção local, com geração de emprego e renda”, explicou, Coronel.
Riachão das Neves fica a 54 quilômetros de Barreiras e interliga-se ao município através das rodovias BR 135 e BR 020. Fundada em abril de 1963 e localizada no bioma do Cerrado, a cidade tem uma extensão territorial da ordem de 5,6 mil quilômetros quadrados. Com natureza generosa, concentra belas paisagens, entre rios, riachos e grutas.