O senador Angelo Coronel (PSD-BA) classificou como criminoso o bloqueio do Governo Federal de 30% nas verbas de três universidades federais, entre elas a Universidade Federal da Bahia.
Coronel, que se formou em Engenharia Civil pela UFBA, apresentou requerimento à Comissão de Educação do Senado para que o ministro Abraham Weintraub seja convocado a prestar esclarecimento sobre o bloqueio.
Ele também estuda entrar com ação popular na Justiça Federal contra a medida. O senador acha que o bloqueio de verbas teve caráter ideológico, incompatível com a administração pública.
Ele espera que o Governo reveja logo essa posição, classificada pelo senador baiano como uma espécie de Lei da Mordaça. “Se há alguma distorção nas universidades, que mande fiscalizar. Não é simplesmente cortando recursos como se fosse Lei da Mordaça, uma imposição, uma punição”, protestou Angelo Coronel, acrescentando que “se há culpados, puna-os, mas não a classe estudantil”. “Educação é vida, é a base, é o pilar da nossa sociedade”, finaliza o senador.